quinta-feira, 10 de maio de 2018

The Assets

Sinopse: As verdadeiras histórias que envolvem a conclusão da Guerra Fria, contadas por aqueles que guardam os maiores segredos dos Estados Unidos: a CIA. A oficial de contra-inteligência Sandy Grimes trabalha para salvar os oficiais soviéticos que foram expostos por um informante dentro da organização.

Minha Avaliação: 5★

The Assets é uma série de 2014 de 8 episódios de aproximadamente 41 minutos cada. Dos gêneros espionagem e suspense. A série é baseada no livro Circle of Treason: A CIA account of traitor Aldrich Ames and The Men He Betrayed (Ciclo da Traição: O Agente da CIA acusado de traição Aldrich Ames e Os Homens que Ele Traiu), escrito pela agente da CIA agora aposentada Sandra Grimes e Jeanne Vertefeuille. Embora tenham havido outros livros sobre Adrich Ames, The Circle of Treason foi o primeiro escrito por agentes da CIA que eram da equipe que participou da operação. Sandra Grimes e Jeanne Vertefeuille eram dois dos cinco principais da equipe encarregados de caçar a um deles e foram diretamente responsáveis por identificar Ames como informante da KGB.

Da esquerda para a direita: Sandy Grimes, Paul Redmond, Jeanne Vertefeuille, Diana Worthen, Dan Payne

Sandra Grimes era uma veterana de 26 anos de CIA e passou a maior parte da carreira trabalhando contra a antiga União Soviética e Europa Oriental. Sua carreira na CIA começou em Julho de 1967 pouco depois de se formar na Universidade de Washigton. Jeanne Vertefeuille era uma autoridade da CIA durante a Guerra Fria de 1954 a 1992, especializada no alvo soviético, particularmente na área de contra-espionagem. Ela liderou a força-tarefa que resultou na prisão do traidor Aldrich Ames. Posteriormente, ela atuou no contrato como analista a partir de 1993 mas morreu logo após a publicação de seu livro capa dura.
A carreira de Ames na CIA começou em 1962 em uma posição de baixo nível. Em 1969, ele foi promovido para oficial de caso e começou a trabalhar em sua primeira tarefa em Ancara, Turquia. Ames era um oficial da CIA que falava russo e especializado nos serviços de inteligência russo, incluindo o KGB, o serviço de inteligência da URSS. Em 16 de abril de 1985, Ames entrou na embaixada soviética em Washington, D.C., e ofereceu segredos para a KGB por dinheiro. E então partir do verão de 1985, Ames se reuniu regularmente com um diplomata soviético que atuou como intermediário entre Ames e a KGB.
Em setembro de 1986, Vertefeuille foi contratada no exterior. mas seu chefe queria que ela voltasse para Washington para trabalhar em um caso importante da CIA. De repente a CIA começou a perder seus melhores ativos soviéticos e então uma equipe especial começou a ser montada. Em novembro de 1989, surgiu a primeira pista que levou a Ames como espião infiltrado na CIA. Aldrich Ames foi preso pelo FBI em 21 de fevereiro de 1994. No momento de sua prisão, Ames era um veterano de 31 anos de CIA e estava espionando para os russos desde 1985.
Você deve estar pensando "Mas você contou toda a história da série não vou assistir". Então eu digo querido leitor que essa série é uma daquelas que você sabe desde o começo qual vai ser o seu final. Você sabe o tempo inteiro que ele vai ser preso mas não sabe quando e nem como. O que você não sabe é como o espião agia e nem como foi feita a investigação. E essa parte eu não te contei! E é interessante ver como Ames agia e como ele fazia pra passar a despercebido pelos agentes da CIA. Mostra como uma pessoa como Ames pode ser manipuladora e como é calculista.


Fontes: U.S. Naval Institute, CIA, FBI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário