quinta-feira, 26 de abril de 2018

Guerra & Paz (2016)

Sinopse: Pierre (Paul Dano) é um jovem idealista e gentil, filho bastardo do homem mais rico da Rússia, que quer mudar o mundo para melhor. Natasha (Lily James) é espirituosa e procura o amor verdadeiro. Andrei (James Norton) é charmoso e busca um propósito maior na vida, pois está farto da superficialidade da sociedade. Quando eles se conhecem, em 1805, os exércitos de Napoleão se aproximam da fronteira da Rússia, e seus compatriotas se preparam para mudanças profundas em suas realidades.

Minha Avaliação: 5★

Guerra & Paz é uma minissérie britânica de 2016 com 6 episódios com 1 hora de duração cada um dos 5 primeiros episódios e o último episódio onde assisti o episódios foi dividido em 2 partes de 41 minutos cada que totaliza 1 hora e 22 minutos. Dos gêneros drama, histórico e guerra. A minissérie foi inspirada no livro, de mesmo nome, do escritor russo Liev Tolstói que é considerado um dos clássicos da literatura mundial mas, foi só depois da estréia da minissérie que o livro entrou para a lista de livros mais vendidos.
E recentemente a minissérie foi exibida pela Globo nas madrugadas dos dias 26 Fevereiro a 9 de Março de 2018. A Globo classificou a minissérie para maiores de 14 anos e eu mais uma vez descordo da Globo. Eu fiquei brava que eu queria assistir a minissérie mas a Globo iria exibir de madrugada e fiquei mais brava ainda pensando "Como eles exibem uma minissérie recomendada para maiores de 14 anos de madrugada?" e fora que ir dormir tarde durante a semana um dia tudo bem mas todos os dias não dá. A solução foi buscar a minissérie na internet e assistir pela internet de graça mesmo. Eu acho que quando uma emissora de TV passa uma série, filme ou novela ela tem que saber o que está passando. E na Globo, nem as novelas das 9h tem cenas como nessa série. A Globo acertou no horário pra exibir a minissérie mas errou na indicação etária.
Essa não é a primeira série histórica que assisti e no entanto é inevitável comparar-la. Downton Abbey e Parade's End retratam a época de Primeira Guerra Mundial, lógico que Downton Abbey foi apenas na 2ª Temporada. Já em Guerra e Paz são retratadas as guerras napoleônicas. Apesar de não retratarem a mesma guerra não pude deixar de comparar. No meu ponto de vista, tanto Downton Abbey quanto Parade's End achei a forma como a guerra foi retratada meio fraca já a guerra em Guerra e Paz me surpreendeu. Acredito que a guerra em Guerra e Paz tenha sido retratada como realmente seja uma guerra com tiros, explosões e tudo mais e não seria exagero eu dizer que dava pra sentir o cheiro de suor e sangue e sentir a tensão dos soldados.
E quanto a riqueza, somente uma cena foi de deixar boquiaberto que foi a de um baile. Os pontos fortes foram as guerras e as áreas externas além lógico da trama. Durante a minissérie acompanhamos a vidas de famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820 e o impacto que as tropas napoleônicas causaram na vida dessas pessoas.
A minissérie foi indicada à categoria de melhor série dramática do Bafta 2017. A minissérie fez sucesso no Reino Unido mas como sabemos nem sempre se consegue agradar a todos e a minissérie pela noticia da G1 foi criticada pelos jornais da Rússia. Segundo eles houve um exagero com relação as cenas de sexo e incluíram incesto que não tem no livro. Aparentemente não foi o incesto em si que os incomodaram e sim o fato de não estar no livro. Mas não é a primeira vez que um incesto é retratado em uma série, esse assunto foi retratado também em The Borgias.
O motivo de eu não ter concordado com a indicação etária que a Globo deu foi devido as cenas de sexo, o incesto não me incomodou tanto, e a cena de nudez explicita e a guerra bem realista. A minissérie eu acho que vale a pena assistir, logicamente que quem leu ao livro vai ter uma opinião sobre ela e quem não leu vai ter uma outra opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário