quinta-feira, 1 de março de 2018

Treze Dias Longe do Sol

Sinopse: Saulo Garcez (Selton Mello) está empenhado em seu novo projeto: um hospital de última geração. No entanto, ele faz perigosas economias na construção a fim de se tornar sócio majoritário da construtora na qual trabalha por anos. No entanto, tudo tem um preço e esse engenheiro descobre isso da pior forma possível: o prédio desaba, deixando ele, a médica Marion Rupp (Carolina Dieckmann) e mais sete operários soterrados. Agora, enquanto eles tentam sobreviver em meio aos escombros, a diretora financeira da construtora, Gilda (Debora Bloch), e o herdeiro da empresa, Vitor Baretti (Paulo Vilhena), fazem de tudo para tirar das costas deles a responsabilidade pela construção.

Minha Avaliação: 4,5★

Luciano Moura e Helena Soares Treze dias longe do Sol é uma minissérie da Globo de apenas 10 episódios estreada no dia 08 de Janeiro de 2018 e finalizada em 20 de Janeiro de 2018. Uma minissérie de Luciano Moura e Elena Soarez traz no elenco grandes nomes como Selton Mello, Carolina Dieckmann, Debora Bloch, Fabrício Boliveira e Lima Duarte.
A minissérie foi baseada em tragédias que aconteceram no Brasil envolvendo desmoronamento de prédios como a do Palace II e a do Edifício Liberdade. Uma parte de edifício Palace II, localizado na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, desabou na madrugada do dia 22 de fevereiro de 1998. O prédio tinha graves defeitos de estrutura e acabamento. Na noite de 25 de janeiro de 2012 três prédios do Centro do Rio de Janeiro desabaram sendo um deles o Edifício Liberdade localizado na Avenida Treze de Maio. O Edifício Liberdade tinha 20 andares e caiu sobre outro prédio.
Temos vários filmes de tragédias dos cinemas como Inferno na Torre (1974), Terremoto (1974), O destino do Poseidon (1972), Terremoto: A falha de San Andreas (2015), O Impossível (2012) e tantos outros filmes. E a minissérie tenta resgatar a essências desses filmes de grandes catástrofes.
No primeiro episódio temos o Saulo (Selton Mello) acompanhando cada detalhe da obra porém, alguns problemas começam a aparecer como rachaduras e vazamentos. Só que o que ninguém poderia esperar acontece, de repente o prédio desaba e algumas pessoas que estavam no prédio ficam soterradas em meio aos escombros. As pessoas que estão ali soterradas estão presas em meio aos escombros mas não é só elas que estão ali presas, as pessoas que estão envolvidas no resgate e seus familiares também estão presos junto. As pessoas que estão soterradas estão lutando para sobreviver e sair dali, os bombeiros estão lutando contra o tempo em busca de sobreviventes e os familiares acompanhando o trabalho dos bombeiro na ansiedade e esperança de ter uma boa noticia. Eles não estão só soterrados literalmente, eles estão soterrados também pela culpa ou por algum arrependimento.
Podemos ver na minissérie o que a ganância pode fazer e que como todos dizem seus atos podem ter consequências. Por ganância usa material pior, material mais barato e faz alguns cortes no orçamento mas como dizem o barato pode sair caro e nesse caso saiu bem caro. E que muitas vezes a todo custo fazem os culpados fazem de tudo para encobrir os seus rastros e nem que para isso tenham que jogar a culpa em outra pessoa.
Mas o que achei da série? No primeiro episódio o desabamento é impressionante porém, achei que a parte dos bombeiros no resgate deixou um pouco a desejar. Em alguns filmes geralmente fazem a passagem do tempo de uma forma bem sutil porém, a passagem de tempo no primeiro episódio da minissérie foi feita de uma forma muito grosseira. Colocaram uns cortes muito feios indicando a passagem do tempo e isso me incomodou muito, simplesmente nessa passagem de tempo ficou tudo preto. De um modo geral tanto a parte dos soterrados quanto parte da construtora tentando encobrir os rastros que possa apontá-los como culpados muito boa porém, a parte do trabalho dos bombeiros no resgate achei bem artificial e fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário