quinta-feira, 22 de março de 2018

O Castelo Animado

Sinopse: Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sophie foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

Minha Avaliação: 5★

Hauru no ugoku shiro também conhecido como Howl´s Moving Castle é um filme de animação japonesa do Studio Ghibli de 2004 do Hayao Miyazaki com 1 hora e 57 minutos de duração. O filme foi baseado no livro de mesmo nome da Diana Wynne Jones que foi lançado em 1986.
Sophie é uma jovem chapeleira. Sophie é daquelas pessoas que dizemos que tem o corpo jovem mas tem o espírito de velho. Depois de um dia de trabalho Sophie sai pela cidade para visitar a irmã mas é abordada por soldados mal intencionados e então surge Howl salvando-a. Só que Howl esta sendo seguido e eles têm que fugir pela cidade até que Howl consegue deixar Sophie na varanda do local onde a irmã dela trabalha. Depois desse encontro inusitado com o feiticeiro Howl, a bruxa de Terra Abandonada lança um feitiço em Sophie que a transforma numa velha de 90 anos e, como se não fosse o bastante, como parte do feitiço Sophie não conseguirá falar para as outras pessoas sobre o feitiço. Só que Sophie não fica só com a aparência de velha de 90 anos, ela também tem a dificuldade de andar que uma pessoa dessa idade tem.
Então depois de virar uma velha, Sophie se vê obrigada de sair dali e ir em direção as Terras Abandonadas. Em um momento Sophie faz uma pausa para descansar e avista um galho em uma moita que poderia ser usada como uma bengala mas quando consegue retirar pra sua surpresa trata-se de um espantalho. O espantalho, chamado de Cabeça de Nabo por Sophie, da uma bengala a ela e ajuda a arrumar um lugar para passar a noite. Só que o lugar que o espantalho arruma para Sophie passar a noite é o Castelo de Howl. O que dizem de Howl é que ele rouba o coração das mulheres porém, só se interessa por mulheres bonitas e Sophie nunca se achou bonita e agora com a aparência de uma velha de 90 anos então não correria perigo. Só que não é um castelo qualquer é um castelo que anda. Quem dá vida ao castelo é o demônio do fogo Calcifer que está preso ao castelo devido a um feitiço. E então Calcifer faz um acordo com Sophie de que se ela conseguir libertar ele do feitiço, ele iria quebrar o feitiço dela. A partir de então Sophie consegue ficar no castelo trabalhando como faxineira.
Você deve estar pensando: "Pô, você contou toda a história estragou toda a experiência". Pode ficar tranquilo que eu não estraguei a sua experiência com o filme e nem contei toda a história do filme. Tudo isso que contei é só o começo da história e vale muito a pena assistir ao filme. Ele tem toda uma magia e a parte do castelo andando é a melhor.Uma coisa que Sophie fala durante o filme é de se refletir: "Como isso pode ser chamado de castelo? Parece mais um monte de lixo.". Bom se eu não falei exatamente como ela disse foi no mínimo bem próximo. Por dentro o castelo é como uma casa comum mas por fora é mais um monte de sucata. O castelo nunca fica muito tempo no mesmo lugar por Howl não querer ser encontrado e por questão de proteção. A cena do castelo mudando de local e as cenas em que Howl voa com uma leveza como se simplesmente estivesse flutuando no ar são as minhas favoritas. É impressionante como a Studio Ghibli conseguiu transformar até mesmo um monte de sucata em algo tão belo. E é muito bacana a relação entre os personagens e a forma como os personagens vão mudando conforme vai avançando a história do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário