quinta-feira, 29 de março de 2018

Camelot

Sinopse: Com a repentina morte do Rei Uther, a Grã-Bretanha enfrenta o caos. O feiticeiro Merlin (Joseph Fiennes) aponta Arthur (Jamie Campbell Bower), filho do falecido rei, como o herdeiro do trono, mas sua meia-irmã, Morgana (Eva Green), tem outros planos. ARthur enfrenta tempos difíceis e será testado para além da imaginação.

Minha Avaliação: 5★

Camelot é uma série de 2011 da Starz criada por Michael Hirst e Chris Chibnall com apenas uma temporada de 10 episódios de aproximadamente 52 minutos cada. Dos gêneros aventura, ação e romance. Poderia se dizer também que é do gênero histórico afinal acontece na Idade Média mas, não se sabe ao certo se o Rei Artur e seus cavaleiros realmente existiram. Temos uma lista enorme de filmes sobre o Rei Artur desde 1949 até 2017, os que eu conheço e cheguei a assistir foram a animação da Disney A Espada era a Lei e o filme de 1995 Lancelot: O Primeiro Cavaleiro que trás no elenco Richard Gere como Lancelot e Sean Connery como Rei Arthur. E temos uma lista de vários livros e em diversos idiomas. Dentre os livros temos até A Turma da Mônica em Rei Arthur e Turma da Mônica - Rei Arthur. Até o Mauricio de Sousa entrou nesse universo do Rei Arthur! Mas acredito que os livros mais conhecidos sejam Brumas de Avalon que conta a história de Rei Arthur sob a perspectiva das mulheres e a trilogia de Bernard Cornwell As Crônicas de Artur.
Um novo rei surge com a queda do rei antecessor. Na maioria das vezes, não sempre, um novo rei surge com a morte de um rei. E a história do Rei Artur não é diferente, Uther é assassinado e Merlin sai em busca do filho ilegitimo Artur para assumir ao trono. Para a sua segurança, Artur não foi criado por seus pais biológicos mas sim por uma família que foi escolhida por Merlin. E então Artur parte junto de seu irmão de criação Kay e Merlin rumo ao seu futuro reino O Castelo de Camelot.
Camelot é um castelo em ruínas mas um reino tem que ser construído "tijolo por tijolo". Um reino se constrói não só de tijolos de fato mas também com pessoas, com confiança e principalmente com lealdade. Os homens que juraram lealdade a Arthur, seus cavaleiros, são Ulfius, Brastias, Leontes e Pelinor. Porém nem tudo é tão fácil assim, quando o assunto é assumir a um trono surgem "abutres" de toda parte. Sua irmã Morgana também quer a coroa e para isso ela foi até capaz de se aliar ao maior inimigo de seu pai o Rei Lot. Morgana e Rei Lot forçam para que Artur desista do trono. Por vingança e para forçar Artur a desistir do trono, Rei Lot mata a mãe adotiva de Artur na frente dele e o ameaça, e tem a "gentileza" de dar uns dias de luto antes de Artur partir e desistir do trono. E então Artur se vê obrigado a retirar a espada da pedra. Muitos já haviam tentado mas nenhum obteve sucesso até então. Diz a lenda que quem for capaz de retirar a espada, a espada dos deuses, que está cravada em uma pedra se tornará Rei e Artur consegue. Depois de retirar a espada da pedra então Artur é coroado Rei. Durante sua coroação Artur nomeia seu irmão de criação Kay marechal da Inglaterra, e seu pai adotivo Ector e Leontes como seus campeões.
Mas você acha que Morgana se dá por vencida? Ao longo da temporada, afinal a série foi cancelada, ela usa de toda uma estratégia pra ter a coroa. Eu não conta mais da história porque se não vai ficar muito longo esse post. Mas mais pra frente na série temos Gawain se juntando aos cavaleiros de Rei Artur, a história da Espada Excalibur e no último episódio temos o começo do surgimento da távola redonda e a explicação do lugar vago na mesa. Não, nessa série não temos o Lancelot como cavaleiro do Rei Artur!
Eu vi muitos comentários negativos sobre essa série dizendo que ninguém se salvou nessa série e tudo mais. Confesso que eu pensei em alguns momentos que poderiam ter colocado um ator melhor pra interpretar o Rei Artur mas achei que no final das contas combinou. Ninguém nasce já pronto para ser Rei. Não sei no livro que eu não li mas na série o Artur era muito jovem quando foi coroado Rei. Eu acredito que a intenção na série seria amadurecer o personagem conforme a série fosse avançando até a sua morte. A série Game of Thrones mesmo os personagens na temporada mais atual não têm a mesma aparência quem tinham na 1ª Temporada por exemplo, eu já vi imagens comparando as aparências. Emoção na série não vai faltar. Não sei porque nessa série eu tive uma espécie de dejavu, eu não lembro de ter assistido a essa série antes mas a cada episódio que eu ia assistindo eu ia me lembrando de tudo como se já tivesse assistido. Dos acontecimentos, dos personagens e exatamente dos atores. Existem séries que pretendo reassistir que lembro de ter assistido quando criança mas essa série eu não lembro de ter-la assistido antes. Fora que a recomendação para maiores de 18 anos é devido as cenas de nudez e sexo. E a abertura da série me lembrou bastante da abertura da série The Borgias, que por sinal continua sendo a minha série favorita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário