quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Aku no Hana

Sinopse: Kasuga Takao é um garoto que adora ler livros, especialmente de Baudelaire Les Fleurs du Mal. Uma garota em sua escola, Nanako Saeki, é sua musa e sua Vênus, ele admira ela a distância. Um dia, ele se esquece de sua cópia de Les Fleurs du Mal na sala de aula e corre de volta sozinho para buscá-la. Na sala de aula, ele encontra não só o livro dele, mas o uniforme da Saeki de ginásio. Em um impulso louco, ele rouba o uniforme da Saeki. Agora todo mundo sabe "algum pervertido" roubou o uniforme da Saeki, e Kasuga está morrendo de vergonha e culpa. Além disso, a garota, estranha assustadora, e sem amigos de classe, Nakamura, o viu roubar o uniforme. Em vez de revelar que era ele, ela reconhece a sua alma gêmea desviante e usa seus conhecimentos para tomar o controle de sua vida.

Minha Avaliação: 4★

Aku no Hana ou Flowers of Evil ou então Flores do Mal é um anime de 2013 com 13 episódios. Do gênero drama, romance, escolar e psicológico. Esse anime é diferente do que estamos acostumados nos animes. Estamos acostumados sempre com aqueles animes fofos e de cores claras e vibrantes onde tudo é muito bonito. Em Aku no Hana não, eu diria que ele é um anime mais realista. É mostrado o lado feio da cidade, ferrugem e placas tortas e os personagens são mais parecidos com a gente. O anime é como se você tirasse uma foto da cidade e das pessoas e transformasse em desenho. E acho que esse visual do anime combina com com ele.
O anime todo envolve o livro As Flores do Mal de Charles Baudelaire, um poeta francês de grande influência do século XIX e foi um dos precursores do Simbolismo na Literatura. Charles Baudelaire começou a escrever sob as ideias parnasianos. Sua evolução rumo ao Simbolismo se forma no livro As Flores do Mal que foi lançado em 1857 contendo 100 poemas mas ele foi acusado de obscenidade e blasfêmia, obrigado a pagar uma multa e teve seus exemplares apreendido. Baudelaire teve que retirar 6 poemas da obra original que foram considerados obscenos. Seu trabalho foi tão importante que todos os poetas posteriores declararam-se de alguma forma devedores à sua poesia. Baudelaire inventou a poesia da cidade, com massas anônimas, prazeres proibidos, miséria. Entre seus temas estão a beleza, a mulher, a boemia, a embriaguez, a morte e o tédio. O Simbolismo tem como característica o subjetividade, o pessimismo, a presença de motivos religiosos, o sonho, a imaginação.
E o anime envolve também o roubo do uniforme. Esse anime ou você ama ou odeia é um caso de amor e ódio que você cria com ele. O anime contem palavrões, nudez e um tanto de violência. Nakamura da um certo arrepio na gente com a forma como ela olha. A Nakamura causa um terror psicológico tanto no protagonista quanto na gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário