quinta-feira, 9 de março de 2017

Paprika

Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

Minha Avaliação: 3★

Paprika, assim como Perfect Blue é um filme do estúdio MadHouse e foi dirigido por Satoshi Kon. Filme do gênero fantasia e terror psicológico. Paprika foi o último filme que Satoshi Kon dirigiu antes de sua morte em
2010. O filme de 2006 com 1 hora e 30 minutos de duração foi baseado no romance de Yasutaka Tsutsui. Foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.
O filme começa num circo e pouco depois descobrimos que se tratava apenas de um sonho. E esse sonho se repete várias vezes durante o filme até que a pessoa que está tendo esse sonho consiga solucionar. Temos um aparelho chamado de capturador de sonhos no filme que foi roubado e se cair em mãos erradas pode causar problemas. E em determinado momento do filme os sonhos das pessoas começam a se misturar e então temos o chamado sonho coletivo. E pra colocar ordem na bagunça, contamos com Paprika.
No final do filme, temos a referência de Tokyo Goodfathers e temos uma sugestão de filme chamado Sonhos de Criança, que eu pesquisei pra ver se encontrava esse filme mas não encontrei nada então eu acho que ou foi um filme "criado" apenas pro Paprika ou se seria uma propaganda para o próximo filme dele que não aconteceu. Isso é só um palpite meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário